Europhonica – 6 meses, 5 países – As Rádios Universitárias no Parlamento Europeu

Durante 2 semanas, de 22 de Fevereiro a 4 de Março, a RUA FM e a RUM recuperam alguns dos momentos do “Europhonica”. De segunda a sexta, excertos das entrevistas e crónicas de opinião de quem fez parte deste projecto.

De Setembro de 2015 a Fevereiro de 2016 o programa radiofónico “Europhonica” juntou quase uma centena de rádios universitárias no Parlamento Europeu, para partilharem conhecimentos sobre a União Europeia.

Um  projeto pioneiro, que juntou rádios universitárias de Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha para debater, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, temas como cidadania, imigração, emprego, política social, educação, ambiente e economia.

Portugal esteve representando pela RUA FM – Rádio Universitária do Algarve e pela RUM – Rádio Universitária do Minho, numa série de 6 programas, onde os entrevistados foram os eurodeputados Carlos Coelho, Liliana Rodrigues, Marisa Matias, José Inácio Faria, Cláudia Monteiro de Aguiar, Ana Gomes, Francisco Assis, Inês Zuber, João Ferreira, Sofia Ribeiro, José Manuel Fernandes e o Comissário Europeu Carlos Moedas. 

No espaço de opinião do programa participaram Elisabete Rodrigues, Directora do Jornal Sul Informação, Daniel Silva, Director de Informação da RUM, Isabel Estrada Carvalhais, Diretora do Programa de Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade do Minho, Paula Cristina Martins, docente na escola de Psicologia da Universidade do Minho e Provedora do Estudante, Bruno Sousa, professor universitário e doutorado na Universidade do Minho, Ana Paula Brandão, professora da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, José Palmeira, professor de ciência política da Universidade do Minho e alguns jovens estrangeiros.

Sabe mais no site do Europhonica